Sindicato firma parceria com a UCS para capacitação de professores

Sindicato firma parceria com a UCS para capacitação de professores

Ter professores cada vez mais qualificados, para enfrentar os desafios em sala de aula e melhorar a relação de ensino-aprendizagem é um investimento necessário. Por isso, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bento Gonçalves (Sindiserp) firmou parceria com o Campus Universitário da Região dos Vinhedos da Universidade de Caxias do Sul (UCS/Carvi) para oferecer oficinas em diversas áreas do conhecimento. Com carga horária de 3 e 6 horas, as oficinas são destinadas aos professores de anos iniciais, Ensino Médio e Fundamental e Educação Infantil, sendo gratuitos para os associados do Sindiserp.


“A formação continuada de professores é o processo que deve ser permanente, pois o aperfeiçoamento promove aprendizagens significativas com resultados positivos também aos alunos” destaca Neilene Lunelli, presidente do Sindiserp. Segundo ela, o objetivo do sindicato é proporcionar novas oportunidades e também uma forma de valorizar o professor, que terá acesso a oficinas gratuitamente.


Confira o programa, ministrante e horário de cada curso entrando em contato com o Sindiserp (54) 3055 2007.


Relação de Oficinas

MARÇO
Como ensinar o algoritmo (conta armada) da divisão
Carga-horária: 3 horas
Público: professores dos anos iniciais
Objetivo: ensinar ao professor uma estratégia concreta e eficiente para construir com as crianças o algoritmo da divisão (continha de dividir).

ABRIL
Metodologias ativas: estratégias para ensinar por competências 
Carga-horária: 6 horas
Público: professores do Ensino Fundamental e Médio
Objetivo: capacitar os participantes para a compreensão dos fundamentos do ensino por habilidades e competências, desenvolvido por meio da construção de estratégias de aprendizagem ativa

MAIO
Tecnologias Digitais de informação e comunicação
Carga-horária: 6 horas
Público: professores do Ensino Fundamental e Médio
Objetivo: oportunizar a formação continuada de professores para trabalhar com metodologias educativas, utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação

JUNHO
Musicalização Infantil
Carga-horária: 3 horas
Público: professores de Educação Infantil e anos iniciais
Objetivo: ampliar as experiências nos campos da música, ritmo, audição e expressão corporal.

AGOSTO
Estratégias de ensino-aprendizagem
Carga-horária: 6 horas
Público: professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio
Objetivo: compartilhar com os educadores técnicas, recursos e dinâmicas para potencializar o processo de ensino-aprendizagem tornando as aulas surpreendentes e prazerosas.

SETEMBRO
Novos olhares para uma educação mais inclusiva
Carga-horária: 6 horas
Público: professores do Ensino Fundamental e Médio
Objetivo: oportunizar um contexto de vivência e estratégias de mudanças, a partir do conhecimento e exploração de diferentes olhares da educação inclusiva instigando o desejo de transformação pessoal repercutindo no âmbito da atuação docente. 

OUTUBRO
A leitura e seu potencial transformador
Carga-horária: 3 horas
Público: professores dos anos iniciais
Objetivo: contribuir para a ampliação das práticas escolares voltadas à leitura que reconhecem o potencial transformador e humanizador advindo da experiência com diferentes gêneros textuais.

Deixe uma resposta